Afinal, qual a diferença entre outsourcing e terceirização?
Embora costumem ser usados como sinônimos, a diferença entre outsourcing e terceirização aparece na forma com a qual o trabalho é atribuído.
04
02
2022
Você sabe a diferença entre outsourcing e terceirização? Esses conceitos aparecem desde a década de 70, a partir da ideia de "atividade-meio" e "atividade-fim". Entretanto, já eram colocados em prática desde o ano de 1940.
A distinção iniciou uma série de polêmicas, já que passou a ser uma dor de cabeça descobrir quais eram as atividades-meio e atividades-fim de cada empresa, e a lei proibia a terceirização e o outsourcing do segundo tipo. O problema foi contornado com a Lei da Terceirização, reconhecendo que a distinção era muito complicada para ser feita e autorizando os dois tipos.
O pré-requisito é que a empresa que contrate também cuide das obrigações trabalhistas. Quer saber mais sobre o tema? O objetivo deste artigo é contar as diferenças entre outsourcing e terceirização, apontando quais as características de cada um e o que se diferem. Acompanhe e fique por dentro!
Existem diferenças entre outsourcing e terceirização?
Originalmente, outsourcing e terceirização são sinônimos. Isso porque dizem respeito à contratação de outra empresa para uma atividade que seria feita de forma interna. Contudo, em alguns casos, as palavras podem contar com usos distintos. Por exemplo, com o outsourcing se referindo ao trabalho para empresas fora do país, e a terceirização revelando interações internas.
Outro uso é com o outsourcing sendo uma parceria estratégica, enquanto a terceirização se aplicaria sobre a diminuição de custos. Se o segundo está ligado à delegação para uma empresa, o primeiro vem de “outside resourcing”, ou seja, a externalização de recursos.
Quais são as razões por trás das práticas?
A principal razão por trás da terceirização e do outsourcing é a diminuição dos gastos e da dedicação em tarefas não essenciais. No entanto, a diminuição com custos de energia, carga tributária e problemas contábeis também são fatores importantes.
Os modelos trazem a possibilidade de contar com um orçamento mais flexível, contratando apenas de acordo com a necessidade e tendo mais liberdade de escolha. Ainda assim, os motivos não são apenas econômicos.
Isso porque é possível controlar as contas, melhorar o foco, conseguir créditos fiscais, liberar espaço interno e até aumentar a eficiência em certas funções. É o caso de serviços como os de impressão, por exemplo. Em empresas pequenas e com poucas pessoas, a ideia é uma forma de contar com um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Embora a diferença entre outsourcing e terceirização não seja grande, as ideias são alternativas para o modelo tradicional de contratações. Com um modelo mais flexível, é possível ter contato com sistemas de alta disponibilidade no mundo de TI e dos escritórios corporativos, por exemplo.
Entretanto, nem sempre isso acontece de forma trabalhista. Na locação de dispositivos, o outsourcing funciona de forma similar a um aluguel. Aqui, a diferença é o fato de contar com assistência técnica, suporte e instalação a partir de empresas especializadas no assunto.
É o caso da Doc Soluções, uma empresa especializada em Gerenciamento Eletrônico de Documentos e outsourcing de impressão.
Ficou com vontade de saber mais sobre as diferenças entre outsourcing e terceirização e ver se é o caso do seu negócio? Então, saiba mais no site da empresa!
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.