Conheça os tipos de certificados digitais e suas vantagens
Os certificados digitais são usados nas assinaturas eletrônicas e garantem diversos benefícios. Veja os principais!
18
02
2022
Se você já pesquisou sobre a segurança de arquivos virtuais, talvez já tenha ouvido falar dos certificados digitais. Eles são documentos eletrônicos que comprovam a posse de uma chave pública — uma espécie de entrada usada na criptografia para verificar as assinaturas digitais.
Assim, o certificado conta com as informações da chave, da identidade, do dono e da assinatura do emissor. Se tudo for validado, a chave é usada para criar uma comunicação de segurança. Isso serve, por exemplo, para a criptografia do email e em protocolos como o HTTPS dos sites.
Desse modo, funciona por meio da Infraestrutura de Chave Pública (ICP), um conjunto de políticas e procedimentos para cuidar da criptografia dos certificados digitais. O objetivo deste post é mostrar os tipos de certificado digital, revelar suas vantagens e contar como a tecnologia funciona. Continue a leitura para descobrir!
O que são certificados digitais?
Os certificados digitais funcionam como uma carteira de identificação virtual, dando a possibilidade de assinar documentos à distância e garantindo autenticidade nas operações feitas digitalmente. Geralmente, são vantajosos por permitirem a realização de várias atividades sem a necessidade de presença física.
O formato mais comum é o X.509, usado em assinaturas eletrônicas e em protocolos como os que fazem parte do HTTPS. Entretanto, na infraestrutura brasileira, o formato usado é o X.509 V3. Assim, os certificados costumam ter alguns campos que se repetem.
Por exemplo, número de série, chave pública, algoritmo de assinatura, uso estendido da chave, período de validade, número da versão etc.
Quais são os tipos de certificados digitais?
Os certificados mais comuns são do tipo A. Por meio dele, é possível fazer assinaturas eletrônicas, confirmando sua integridade. Seu uso é comum em tarefas como emissão de notas fiscais, transporte, obtenção de documentos, e por aí vai. Assim, o A1 serve diretamente no computador e pode ficar no navegador ou na nuvem.
Aqui, também é possível acessar em qualquer lugar e tem validade de 1 ano. Já o A3, costuma aparecer em dispositivos criptográficos. Por exemplo, cartões e tokens. Assim, dependem de senha e podem ter um prazo de validade mais longo, de um a cinco anos.
Como a tecnologia funciona?
Normalmente, os certificados são fruto das autoridades certificadoras. Desse modo, funciona como um terceiro confiável. No Brasil, a mais importante é a ICP-Brasil, autorizando outras a funcionarem — essas são as autoridades certificadoras intermediárias.
Os certificados digitais são uma ferramenta de autenticidade útil para validar operações virtuais, garantir o acesso a documentos e a entrada em sistemas eletrônicos restritos. Por exemplo, a Receita Federal, o INSS e as juntas comerciais. Assim, é uma ferramenta útil para garantir uma digitalização de processos mais segura.
Por isso, você passa a contar com a comodidade típica dos serviços automatizados, podendo fazer as coisas sem precisar se deslocar. Boa parte das empresas já tem nos certificados digitais uma ferramenta cotidiana, usando para se relacionar com os órgão do governo.
Entretanto, o uso não é apenas empresarial. Profissionais liberais, como médicos, advogados e contadores também precisam dos seus certificados. Para as Pessoas Físicas, a autenticação em sistemas do governo e a assinatura eletrônica também são opções.
Perceba então que os certificados digitais oferecem diversos benefícios e conferem mais praticidade à rotina tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos façam operações mais seguras!
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.