Compartilhamento de senhas: por que evitar?
Evitar o compartilhamento de senhas conta para impedir que as informações vazem, mas a prática ainda é difundida no Brasil
20
01
2023
Você sabia que um a cada quatro brasileiros adota o compartilhamento de senhas? Isso acontece, por exemplo, quando os usuários de streaming querem que seus amigos ou parentes também usem o serviço.
Mas a prática pode trazer alguns riscos. As senhas servem para confirmar a identidade de um usuário. Embora a ideia original fosse sua memorização, o grande número de plataformas protegidas por login que os usuários acessam tornou isso pouco praticável.
Normalmente, são sequências arbitrárias de dígitos, letras e símbolos. Quando é composta unicamente por letras é chamada de PIN. A ideia do texto é contar um pouco sobre o compartilhamento de senhas no ambiente empresarial, quais são as razões para evitar. Boa leitura!
Por que evitar o compartilhamento de senhas?
A vulnerabilidade de uma senha é proporcional ao número de pessoas que a conhecem. A razão é o fato de que mais usuários podem ser vítimas de um golpe. Mas o compartilhamento de senhas pode ter repercussões mais complicadas.
Considerando que dois terços das pessoas reutilizam a mesma senha em cadastros diferentes, uma pessoa mal intencionada pode usar uma para ter acesso a outras. O problema se torna maior ao contemplar a possibilidade de usar outras contas para autenticação.
Se um usuário tem seu acesso de e-mail, por exemplo, pode usar o campo “esqueci minha senha” de uma rede social para logar mesmo sem ter especificamente o acesso da plataforma.
Como manter as senhas seguras?
O primeiro passo é não compartilhar as senhas. Assim, se torna possível mitigar os riscos de qualquer vazamento. Trocar a senha do e-mail também conta. Afinal, é o acesso mais importante.
Por meio do e-mail, você pode resetar várias outras senhas que dependem dessa autenticação. Ainda vale criar senhas robustas. Procure usar pelo menos 10 letras. Você pode compor com maiúsculas, minúsculas, símbolos, e números.
Frases, datas de nascimento e apelidos também devem ser evitados. O ideal é evitar manter as senhas no papel. Para isso, existem serviços na nuvem e softwares que armazenam informações.
Como incentivar o sigilo das senhas?
A vantagem de incentivar o não compartilhamento de senhas em uma empresa é o fato de os comportamentos se relacionarem com a cultura empresarial. Por isso, você pode criar uma cultura que proíba a prática.
Alguns funcionários compartilham as senhas simplesmente porque foram solicitados pelos próprios chefes. Assim, você pode educar a equipe sobre os riscos do compartilhamento. É possível ainda pensar em uma penalidade para quem não segue a política. Por fim, vale restringir os logins simultâneos.
O compartilhamento de senhas aumenta os riscos e a vulnerabilidade das contas. Senhas robustas ainda contam com um bom número de caracteres e serviços na nuvem.
Existem outras medidas para garantir a segurança das informações, como o armazenamento de documentos online. Assim, você deixa de ter seus arquivos fisicamente vulneráveis e ainda melhora a velocidade de acesso.
A Doc Soluções é especialista em organização de documentos, mapeamento de processos e impressões. Se você quer receber mais dicas sobre como organizar a papelada da sua empresa e tornar suas informações mais seguras, então não deixe de seguir nossa página no Instagram!
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.