Gerenciador de senha: o que é e como usar?
Descubra agora para que serve um gerenciador de senha e saiba como escolher entre as melhores ferramentas para o seu caso!
03
02
2023
Utilizar a mesma senha para todas as contas é, sem dúvidas, mais prático e facilita a gestão de informações. Por outro lado, diante dos riscos a que os usuários estão expostos, muitos têm percebido que a praticidade pode custar caro. Nesse sentido, uma boa prática para manter os dados protegidos é criar padrões diferentes, usando um gerenciador de senha.
Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas frequentes sobre este recurso, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Confira!
O que são gerenciadores de senha?
Gerenciadores de senhas são ferramentas desenvolvidas para reter informações de login e senha de um usuário em um ambiente seguro e protegido.
Em geral, se apresentam como aplicativos de extensões que sugerem padrões mais fortes e lembram o usuário da senha definida em sites, cadastros online, entre outros.
A proposta do software é centralizar o registro de senhas e facilitar a memorização a cada acesso a essa mesma conta. Ao invés de recordar diversos padrões diferentes, basta que o usuário grave uma única senha: a do próprio gerenciador.
Quais os exemplos mais comuns?
Para usar este recurso, é preciso instalar o software escolhido em seu computador ou dispositivo móvel. Em seguida, o usuário poderá realizar o seu cadastro, definir a "senha mestra" e autorizar o armazenamento dos dados pela ferramenta.
Confira 3 exemplos de gerenciador de senha!
1. LastPass
Em primeiro lugar, o LastPass é um gerenciador que conta com uma versão gratuita e uma versão paga. O diferencial do aplicativo é a possibilidade de reter informações pessoais para preencher cadastros automaticamente e armazenar anotações que podem ser compartilhadas com outras contas.
2. Bitwarden
O Bitwarden também conta com uma versão gratuita que atende bem ao usuário. Por meio dele, é possível sincronizar dispositivos, armazenar senhas sem limitações e ainda gerar padrões seguros para os seus cadastros. É possível baixá-lo nos sistemas Androis, iOS, Windows e macOS.
3. 1Password
O 1Password está entre os gerenciadores mais populares, mas é pago pelo usuário que deseja usufruir das ferramentas. O software oferece recursos completos para armazenar desde informações de cartão de crédito até dados pessoais, notas e contas bancárias.
Como escolher um gerenciador?
A escolha do melhor gerenciador de senha deve levar em conta as necessidades do usuário, os recursos disponíveis e a segurança para armazenar informações.
Nesse sentido, vale considerar o número de dispositivos que você possui, a compatibilidade com o sistema operacional, facilidades extras desejáveis, entre outros.
Também é interessante conferir a avaliação dos usuários para entender se o software atende a todas as suas expectativas e se é de fácil manuseio no dia a dia.
Diante dos constantes riscos que o ambiente virtual oferece, é prudente contar com novas tecnologias que garantem o armazenamento seguro de padrões distintos de senha.
Nesse sentido, contar com um gerenciador de senha pode ser uma excelente estratégia para gerar combinações seguras sem ter problemas com a memorização ou o registro de informações pessoais em ambientes de risco.
E então? Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais artigos como este, não deixe de seguir a Doc Soluções nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter)!
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.