Mudança cultural dentro das empresas: como fazer isso?
Como fazer a mudança cultural dentro das empresas? Neste artigo, separamos algumas dicas que podem ser úteis para a sua marca.
01
04
2022
De acordo com a obra Marketing Na Era Digital de Martha Gabriel, a mudança cultural dentro das empresas está sendo cada vez mais exigida. Tudo isso devido ao fato de que os consumidores também querem que as marcas se identifiquem com causas. Além disso, que tenham um bom atendimento ao cliente antes mesmo de realizar uma compra.
Em suma, as novas exigências de consumidores estão sendo realizadas em um momento em que existem muitas marcas competindo entre si. E não há mais aquele monopólio de produtos e nomes como existia no século passado.
Então, se determinada marca de grande porte não fizer o que está sendo esperado pelo cliente e consumidor, o famoso lead, é possível migrar e se tornar cliente de uma que faça. Assim, as marcas mais tradicionais estão perdendo espaço para estudos que criam soluções criativas para fazer o que algumas instituições nunca fizeram.
Um exemplo clássico disso é em relação ao Nubank, que é um dos maiores bancos da América Latina desde o ano de 2021, quando entrou para a Bolsa de Valores. São mais de 60 mil clientes que entraram para a instituição devido à promessa de que teriam contas bancárias com menos burocracia, tanto para abrir quanto para administrar e fechar.
Diferente de bancos tradicionais em que se deve ir presencialmente até a instituição para encerrar a parceria, com eles, consegue-se fazer tudo isso com apenas um clique.
Para orientar você melhor sobre o assunto, este artigo traz dicas de como mudar a cultura dentro das empresas. Boa leitura!
Mudança cultural dentro das empresas: como começar na prática?
Não adianta simplesmente mudar os seus colaboradores e adicionar outros que provavelmente terão as mesmas atitudes que os antigos. Muitas empresas atualmente estão optando por formação e especialização de atendimento focada nas cores de determinados clientes.
Focar na formação para os seus colaboradores para que fique, conscientizados em questões como recursos humanos, atendimento e ambiente de trabalho é essencial para que isso seja refletido principalmente na forma como o público analisa a marca e até mesmo como se sente abraçado por ela.
1. Migração para o meio digital
De acordo com a redatora chefe da Visão Confiável, Daiane de Souza, hoje em dia as empresas não possuem a possibilidade de escolher entre estar ou não no meio digital. Elas vão estar porque os clientes falam sobre a marca. Eles terem um perfil acaba sendo uma forma de saber o que está sendo falado, para que não se ande no escuro, por exemplo.
2. Marketing de conteúdo
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode fazer com que a sua empresa aumente o número de vendas de forma expressiva. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais cansadas de ver sempre o excesso de propaganda.
O seu cliente vai sentir que tem tido em suas mãos e que sabe sobre o assunto. Por isso, o processo de nutrição de leads pode ser uma forma de mudança cultural dentro das empresas bastante satisfatória.
Como visto anteriormente, investir na migração para o meio digital e marketing de conteúdo são estratégias interessantes para mudanças com grande diferencial na cultura das empresas.
E então, tem mais alguma dica sobre o assunto? Comente aqui conosco para que possa ajudar a outros leitores do nosso portal que também se interessam por esse tipo de assunto.
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.