Biometria: o que é e por que implementá-la na empresa?
Entenda o conceito por trás da biometria e como ela pode ser implementada para garantir a segurança da sua empresa.
24
02
2023
Conforme a tecnologia evolui, surgem novos métodos para incrementar a segurança corporativa. A biometria é mais um deles, permitindo garantir o reconhecimento de alguém ao tentar acessar espaços e arquivos sem ser intrusiva.
Por outro lado, como qualquer outra evolução tecnológica, essa ideia exige bastante conhecimento da sua parte para implementar a sua melhor possibilidade. Afinal, existem diferentes tipos de biometria e ela se comporta de formas distintas dependendo do que está sendo protegido.
Que tal aprender mais sobre a tecnologia da biometria? A seguir, reunimos as principais informações a respeito desse tema.
O que é biometria?
Biometria é uma metodologia de autenticação que utiliza as características físicas de uma pessoa para autorizá-la ou restringi-la. Ela parte do princípio que os traços únicos de alguém são suficientes para diferenciar os acessos, dispensando a necessidade de senhas ou outros artifícios.
O termo biometria é a combinação das palavras gregas bios, que significa vida, e metron, que quer dizer medida. Ou seja, trata-se de uma medição dos seres vivos a partir de seus inúmeros aspectos para transformá-los em dados.
Dessa forma, diferentes tipos de biometria podem ser empregados em contextos distintos para autenticar a identidade das pessoas. Por exemplo, desde a tecnologia para destrancar uma porta até uma solução necessária para autorizar transações bancárias.
Quais são os seus principais tipos?
Há quem associe biometria apenas à leitura de impressões digitais, mas essa é apenas uma das várias manifestações dessa tecnologia. Afinal, os seres humanos possuem diversos tipos de características físicas que são únicas e podem servir de critério para autenticação.
Além da impressão digital, outro tipo comum de biometria é o reconhecimento facial, adotado por diversos modelos de smartphones. Esse sistema considera as características perceptíveis do rosto do usuário e consegue distingui-las até mesmo com diferentes expressões e ângulos.
Outro exemplo de tipo de biometria é a leitura de retina ou íris. Em ambos esses casos, o scanner é capaz de ler as características do globo ocular para diferenciar as pessoas e classificá-las de forma única. Apesar disso, trata-se de uma implementação ainda rara.
A voz é outra característica única das pessoas que pode ser utilizada como biometria. Por exemplo, vários assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistente e Cortana, têm a capacidade de identificar o seu usuário e obedecer apenas a ele.
Por que implementar biometria na empresa?
Com cada vez mais ameaças à integridade dos dados das empresas, é fundamental contar com métodos que garantam a segurança dessas informações no dia a dia. A biometria é um recurso bastante poderoso que cumpre esse papel com excelência.
O melhor de tudo é que ela é versátil o suficiente para se aplicar a diferentes situações. Ou seja, ela pode proteger tanto documentos digitais como espaços físicos da sua empresa, bastando controlar as permissões corretamente para que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso.
A partir daí, basta definir quais os tipos ideais de biometria para as necessidades da sua empresa. Aliás, esse é outro benefício dessa tecnologia, já que você pode optar pela implementação que melhor se encaixa às suas necessidades.
A biometria é uma tecnologia bastante útil para a segurança de uma empresa, sendo uma peça fundamental para garantir a integridade de suas operações. Como existem diferentes formas de implementá-la, é possível aproveitar o seu potencial ao máximo para proteger os seus dados de maneira eficaz.
O que achou dessas informações sobre biometria? Então, aproveite para comentar qual tipo de implementação parece ser a melhor escolha para a sua empresa.
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.