Fraude em documentos: tipos e como se prevenir
Saiba quais são os principais tipos de fraude em documentos, como eles acontecem na prática e como prevenir a sua empresa contra esses riscos.
30
09
2022
Evitar fraude em documentos tem se tornado uma prática necessária e constante em diversos setores da economia, dado o aumento permanente de casos de golpe e também pela malícia e capacidade de criminosos em falsificar os mais variados tipos de materiais.
Se a sua empresa já passou por situações semelhantes ou mesmo quer evitar entrar nas estatísticas, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema.
Então, fique até o final e tome nota! Boa leitura!
Como acontece uma fraude em documentos?
São inúmeros os tipos de fraudes em documentos empresariais e também os motivos que levam criminosos e golpistas a realizarem isso na prática.
De uma forma resumida, fraude é qualquer tipo de ação ou ato de má-fé, que tem por objetivo tirar alguma vantagem sobre a vítima ou mesmo de prejudicar outras pessoas ou o negócio.
Sendo assim, ela pode acontecer de diferentes maneiras, tais como:
- Falsificação de documento;
- Falsificação de assinatura;
- Apresentação de certidões ou atestados falsos.
- Falsidade ideológica.
Quais os principais tipos de fraude em documentos?
Como bem destacamos acima, são muitos os tipos de fraude em documentos e isso se torna cada vez mais diversificado e difícil de identificar por conta da capacidade dos criminosos.
Mas, para exemplificar melhor, nós separamos ao menos 4 tipos mais comuns desses golpes. São eles:
Boletos falsos
Entre os principais tipos de fraudes eletrônicas, vale começar por um golpe extremamente comum e perigoso: a falsificação de boletos.
Na prática, esse risco se faz presente tanto no meio físico, como no digital, e é preciso muita atenção ao efetuar qualquer tipo de transação financeira antes de ter a certeza que o destinatário é o correto.
Falsificação de assinatura
Um outro risco inerente à fraude de documentos se refere a falsificação de assinaturas, especialmente de responsáveis por transações financeiras ou mesmo de gestores, diretores e CEOs das empresas.
Isso pode ocorrer a partir de vazamento de outros documentos e pela utilização de softwares de edição de imagens, que permitem criar materiais quase idênticos aos originais.
Vazamento de dados
Os ataques cibernéticos também são considerados um fator de alto risco para as empresas hoje em dia, o que engloba a gestão de documentos também.
Por meio de links falsos, arquivos e ações hackers, os dados completos de profissionais e clientes podem ser vazados e usados de má-fé para fraudes diversas.
E como evitar esse tipo de golpe?
Evitar uma fraude em documentos empresariais deve ser encarado como uma prática diária e constante na rotina dos negócios hoje em dia.
Portanto, é fundamental se adequar à realidade e apostar em estratégias que agreguem não só mais segurança, como também mais agilidade e transparência na gestão de documentos.
Por exemplo:
- Invista na automação de documentos por meio de sistemas específicos;
- Crie políticas e regras sobre o uso de documentos na empresa;
- Oriente sua equipe sobre os principais riscos de fraudes;
- Padronize os processos que envolvam esses materiais;
- Invista na cibersegurança da empresa;
- Aposte na digitalização segura de seus documentos.
Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre os principais tipos de fraude em documentos, como elas ocorrem e por que é tão importante estar atento a esses riscos, buscando soluções e estratégias inteligentes para evitá-los.
E, se você gostou e quer saber mais na prática como automatizar a sua gestão de documentos, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.