Afinal, existe diferença entre documento digital e documento digitalizado?
Embora sejam termos parecidos, documento digital x documento digitalizado têm significados diferentes e se referem a arquivos distintos.
17
12
2021
A digitalização é algo que provavelmente já faz parte da sua vida. Funciona como o processo de transformar a informação em um formato digital. Isso inclui objetos, sons, imagens, sinais analógicos e por aí vai. Assim, viram os números binários conhecidos como "representação digital". Mas você já parou para pensar se existe diferença entre documento digital x digitalizado?
Diante disso, o processamento desses números acontece pelos computadores digitais, tornando as coisas que você vê pelo monitor. Se as informações analógicas têm a estabilidade como vantagem, as digitais têm a facilidade de compartilhamento.
Essa é a razão pela qual é o meio preferido para boa parte das empresas. A ideia do texto é explicar quais as diferenças entre documento digital e o documento digitalizado, assim como contar os efeitos de manter tudo no ambiente digital e quais são suas vantagens. Vamos lá?
Como a digitalização funciona?
O termo "digitalização" costuma ser usado quando há a conversão de formas de informação para um mesmo código binário. Geralmente, envolve a interação entre um dispositivo de captura e um reprodutor.
Assim, a renderização representa a informação original com o máximo de fidelidade. Um exemplo de dispositivo de captura é o scanner de mesa, já que usa uma combinação de luz e dispositivos fotossensíveis para registrar a imagem no papel.
Documento digital x documento digitalizado: quais são as diferenças?
Embora a forma das palavras seja parecida, documento digital x documento digitalizado são coisas diferentes. O primeiro diz respeito a qualquer tipo de arquivo virtual. Por exemplo, se você criou um texto virtualmente, apenas digitando, é um documento digital.
Por isso, você também pode chamar de "nato digital". Já o digitalizado, era originalmente um arquivo físico, mas passou por um processo de escaneamento, migrando para o virtual. Também é considerado um arquivo digital, ainda que não de forma nativa.
Vale a pena apostar na digitalização?
Migrar para os documentos digitais é uma forma de abrir caminho para a Gestão Eletrônica de Documentos. Assim, torna- se mais fácil reduzir a circulação de papel, diminuir os gastos com impressão, eliminar os cartuchos, diminuir a bagunça e por aí vai.
Essa é uma das tendências das empresas modernas. Tem até nome: paperless, a ideia de aposentar a papelada no escritório. Desse modo, a tecnologia ocupa o lugar das folhas impressas. Uma das vantagens é a contribuição para uma empresa mais sustentável, sem contribuir para o poluente processo de produção do papel.
Documento digital x documento digitalizado são duas formas de cultivar seus dados em informação virtual. Essas, se dividem em dígitos binários — uma combinação de "0" ou "1". Assim, levam o nome de bits e, quando multiplicados por 8, de bytes.
O que acha de trazer a digitalização para sua empresa e acabar com o excesso de papel? A Doc Soluções é especializada em Gestão Eletrônica de Documentos, Processos e Outsourcing de Impressoras, estando pronta para ajudar você. Não deixe de conferir!
Cadastre seu
email aqui e fique
por dentro
Soluções
Empresa especializada em mapeamento e gestão de processos que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de processos e documentos em formato digital.